O TROFÉU NELSON RODRIGUES, de autoria do artista plástico Giuseppe Bosica, foi criado no ano de 2016 com o intuito de reconhecer os destaques artísticos nas áreas do cinema, da tv e do teatro, sejam eles nos campos da dramaturgia, atuação, produção ou parte técnica. É importante ressaltar que o Troféu, que carrega o nome do maior dramaturgo Brasileiro, não é uma premiação ou competição para indicar quem é o melhor, e sim de uma homenagem, que busca homenagear aqueles que se destacam em cada uma das áreas citadas.
Nomes como Antonio Fagundes, Gloria Pires, Mateus Solano, Vera Fischer, Lilia Cabral, Juliana Paiva, Alexandre Borges, Nicete Bruno, Natalia Timberg, Wolf Maia, Rosa Maria Murtinho, Mauro Mendonça, dentre outros, já foram homenageados com o Troféu.
Todas as indicações para o recebimento da homenagem são feitas através de indicação de quem já a recebeu, com curadoria da família de Nelson Rodrigues, juntamente com a diretoria da ANCEC.
Tendo produzido até hoje 3 espetáculos teatrais de autoria de Nelson - "O Beijo no Asfalto", “Bonitinha, mas Ordinária” e mais recentemente "Valsa nº 6" a ANCEC, no ano de 2019 apresentou, antes da entrega do Troféu durante evento no Rio de Janeiro, o segundo espetáculo citado, "Bonitinha, mas Ordinária", com direção de Luis Artur Nunes, profundo conhecedor da obra do dramaturgo.